CATELELE,O HOLOCAUSTO DOS DIHUNGOS

Leitores desta matéria irão dizer que,comparar esta matéria,ao Holocausto Nazista,pode ser um absurdo,mas para nós das 13 aldeias da comuna de Quiage:Buti- Fari,Bengue,Belengue,Camungua,Quissecula,Quiage- Banza,Quiangala,Kalunga-Kazucama,Monzo,Mulongo,Kipenene,e Camaritari,Catelele,nos lembra os piores momentos vividos por estes cidadãos nos horrores da guerra em Angola.
Com a independência em 11 de Novembro de 1975,chegaram os Movimentos Politicos por mais de 2 anos esta região esteve no dominio da FNLA.Com a vitória do MPLA,outros Movimentos,hoje chamados de Partidos,também se enfraqueceram.Para manter o poder a FNLA,por vontade ou forçado,obrigou a população a refugiar-se na FLORESTA DO CATELELE.
Não tinhamos o que comer,vi muita gente morrer de fome,sede,não tinhamos água potável,rios eram escassos,pouca água e quando tínhamos era da chuva,que ao mesmo tempo que eramos grato,eramos castigado,dormíamos molhados ou caminhávamos.
Todos fomos vitimas desta catástrofe,que jamais esqueceremos e que vive na minha memória.Perdi uma irmã nesta época e vi outras pessoas morreram em minas,doenças ,balas e da própria maldade humana,como relatos de crianças sendo mortas,porque cometeram crimes hediondos como o;choro.Na perseguição era proibido crianças chorarem,certamente o inimigo saberia aonde estávamos,qualquer morte estúpida era justificada,para que milhões não se perdessem.Tristes irmãos,dor interna aos Pais,familiares,que viam a barbarie e não podiam fazer nada,porque seriam a próxima vitima.
O dialeto Dihungo,tem como origem a Lingua Kikongo,falada nas províncias do Mbanza-Congo,Uige e algumas regiões do Bengo,e para a minha surpresa recentemente em Março de 2012,andando pela região do mercado do Bairro São Paulo em Luanda,vi pessoas falando o Dihungo e perguntei de aonde eram e disseram que eram do Negage(Uige).Vibrei de emoção,nem eles sabiam o bem que me fizeram.Para a minha ignorância o Dihungo,somente era falado em Bula-Atumba e de repente descobro que vai além.
Nasci numa Região que a Lingua predominante é o Kimbundu,inclusive o meu lado Paterno ,a Aldeia de Zombo-Angola,embora nasci em Quiangala com muito orgulho.
Quando criança,sofri muito bulling,porque era Dihungo,tinha vergonha de falar,negando as vezes a origem,porque eramos a minoria,não havia nenhuma lei que nos protegesse,e assim dependendo do Criador sobrevivíamos.Hoje ainda existe muito preconceito,mas na minha época era pior.
A fome era constante,mas Deus na essência da sua natureza,fez leis da sobrevivência,em algum lugar achávamos uma fruta para comer na floresta.Mesmo fugindo de um lado ao outro,havia gente chorando,que do outro lado sorrindo.Surgiam paixões incriveis,que terminavam em grandes amores e a tudo isto,crianças nasciam íamos crescendo.
A minha intenção não é falar do Holocausto Alemão,porque este é conhecido e comove,mas sim lembrar que na comuna do Quiage,milhares de vida foram dizimadas,e a humanidade,nunca ouviu falar,mas nós que somos da terra,os que passamos,vivemos ou não jamais esqueceremos.Viva a vida,sempre serei de Bula-Atumba,Quiage,Quiangala e sempre serei do Bengo.

De Mundiendil


3 opiniões sobre “CATELELE,O HOLOCAUSTO DOS DIHUNGOS

    VGP disse:
    19 de Março de 2015 às 14:24

    quais foram os pricipais causadores deste holocausto, descreveste pouco dos causadores e os principais lugares dentro do catelele que serviram de local de assacinatos.

      balgidoquiage respondido:
      2 de Maio de 2015 às 8:52

      Caro leitor e amigo Victorino, gostaria antes de lhe informar que o breve resumo que vês sobre o catelele, não é da minha autoria mas sim de alguém que lá esteve. se ficares atento encontrarás a assinatura do autor no fima do texto. acredito que ele já viu o seu comentário e a breve trecho espero que ele lhe responda. abraços continue a ler o blog que é nosso. e se poder escreva também para enriquecer o blog. Balgido Quiage

    Anacleto Chita disse:
    12 de Novembro de 2015 às 18:09

    SOU DIHUNGO LICENCIADO NO ENSINO DE HISTORIA PELO ISCED LUANDA, A MINHA TESE FOI A PROBLEMATICA DOS POVOS HUNGO. JULGO QUE ESTAS INTERESSADO NA HISTORIA DESTE POVO. SE ASSIM É CONTACTA-ME POR ESTA VIA.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s